segunda-feira, 26 de maio de 2014

Por cá...

Ir mesmo para fora... mas cá dentro!

Madeira

Visitar a Ilha da Madeira é obrigatório! Em algum momento, todo o português deve conhecer essa pérola do Atlântico!

Não é só publicidade, é mesmo lindo, é uma terra encantadora e esplendida.

Passada a fase de aterrar num dos aeroportos mais... dificeis... do mundo, sim, é verdade, fizeram obras, mas não me podem dizer que aterrar numa estrutura de betão - magnífica obra de engenharia! - que ultrapassa a barreira da terra firme e está assente no mar para prolongar a pista, não dá um friozinho na barriga...
Bem, mas passada essa fase é só apreciar!

A calma da sua insularidade é contrastada com os apontamentos da leveza cosmopolita do Funchal, cidade, mas não demasiado...
A beleza natural é assoladora, contrastes entre o azul do mar e o verde da montanha, entre os apontamentos de cor dos jardins e o alaranjado celestial do pôr do sol na linha do horizonte!




Fundamental numa visita à Madeira: para além de uma boa companhia, muito boa disposição e... um meio de transporte! Visitar o Funchal - cidade - a pé é possível e aconselhável, mas bastante cansativo com as subidas acentuadas. Mas a Madeira é muito mais que o Funchal!... alugar um carro ou uma mota é um requisito obrigatório, subir e descer os montes, encontrar montanhas escondidas pelo para lá do nevoeiro ou enseadas no final de um precipício vão ser surpresas a encontrar.
A preocupação com o alojamento é relativa, a oferta na Madeira é imensa... não convém propriamente ir sem reservar, mas... há aventureiros e aventureiros!

Para estar no meio dos acontecimentos culturais, obviamente o centro do Funchal é o ideal, a zona tipicamente turística e voltada para os visitantes é claramente o do Lido, com excelentes ofertas hoteleiras e zonas pedonais e de lazer bastante interessantes. Além disso, existem outras ofertas que podem ser tidas em consideração como o alojamento em casas senhoriais reabilitadas para o efeito... ou, para os adeptos, os parques de campismo, um no Sul da ilha (Montado do Pereiro) e outro a Norte (Porto de Moniz).

Ao nível da gastronomia... enfim, estamos naturalmente em Portugal: tem de se comer bem! Portanto, o que acrescentar aqui para além do que já sabemos? A oferta é variada, responde a todos os gostos, todos os estilos e... a todas as carteiras!

A zona Norte da ilha é mais fria, pelo que a oferta se centra mais na zona sul, ainda que a Norte tenhamos surpresas paisagísticas e gastronómicas excelentes!

Deixo alguns sites de interesse, para aprofundar os conhecimentos de planeamento da viagem!... mas não planeiem demais... quando a visita terminar vão ficar sempre com a sensação de que algo ficou por ver e que desejam voltar...

www.gov-madeira.pt
www.visitmadeira.pt
www.madeira-web.com
http://www.madeira-live.com
www.madeira-camping.com

Sem comentários:

Enviar um comentário