segunda-feira, 20 de julho de 2015

Viana do Castelo

... fica no coração.




Um tour por Portugal merece um início priveligiado: Viana do Castelo !!

No topo Norte de Portugal, juntinho ao Atlântico, Viana proporciona o que é preciso para umas férias ou uma escapadinha interessante!

Fácil de encontrar, a meia hora do aeroporto do Porto, ou da fronteira com a Galiza,  é fácil e cómodo chegar à cidade.


 





Os visitantes podem encontrar um rico seu património natural, monumental, cultural, etnográfico e histórico. 

Com larga tradição etnográfica, a cidade está a florescer noutros campos culturais e de entretenimento, dispondo de uma agenda cultural recheada e para todos os gostos, podem assistir a inúmeros eventos de caráter cinéfilo, teatral, desportivo, musical, cultural e social... A agenda cultural é mensal e está disponivel por toda a cidade, com particular destaque no Posto de Turismo.



Para os amantes da Natureza, podem usufruir de rio, monte e mar, tudo bem ali, em volta de uma cidade tranquila, segura e com muita qualidade de vida! Existe ainda um Parque Urbano – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – aberto ao público, onde podem disfrutar da natureza num sem número de atividades de educação ambiental, ou simplesmente aproveitar este parque de 20 hectares para fazer percursos pedestres ou o circuito de manutenção, ou levar a familia para fazer um piquenique na zona de merendas e de leitura, e os mais pequenos para se deleitarem no parque infantil e juvenil.

À noite encontramos esplanadas, barzinhos e espaços de diversão noturna que fazem o deleite dos mais notivagos.



Existem percursos pedestres e boas ciclovias para quem gosta de caminhar ou pegar na bicicleta! Há a possibilidade de alugar veiculos sem motor para percorrer a cidade – as “Bianinhas”.

No topo do bolo, que é como quem diz no topo do monte, visivel do sopé da cidade e com vista para toda a cidade, encontram o Templo de Santa Luzia. Mais do que mais uma igreja – das multiplas e muito belas que podem encontrar por toda a cidade – Santa Luzia oferece uma experiência de deleite – uma vista fenomenal sobre a cidade a partir do seu zimbório! Fica a sugestão: apanhar o ascensor ou funicular para subir o monte, fazer um passeio pelos jardins em volta do Templo, eventualmente um saltinho até à citânia, e culminar com uma subida até ao topo do templo – há elevadores de serviço, mas os mais corajosos podem optar pela subida pela escadaria no interior do templo!! A vista compensa!


  
Para quem é amante da arte dentro de portas, dispõe de vários museus a visitar, nomeadamente o emblemático Museu do Traje, o Museu de Artes Decorativas, a Casa dos Nichos ou outros pequenos museus integrados em espaços monumentais existentes (por exemplo, na Igreja das Almas) ou mesmo em espaços privados, mas com possibilidade de acesso, mediante pedido (por exemplo, o Museu do Lar de Santa Teresa). Para uma experiência diferente, há ainda o Navio Hospital Gil Eannes.




Desde Vila Praia de Ancora até Castelo de Neiva contam-se oficialmente 13 praias, 8 das quais com bandeira azul e 9 com o galardão de Qualidade de Ouro conferido pela Quercus... mas procurando bem, entre estas os mais aventureiros e amantes de um mergulho mais solitário conseguem encontrar inumeros recantos lindos e menos “ocupados”.























As festas e festinhas locais que proliferam no Verão por todas as terras limitrofes, culminam na grande festa da Romaria da Senhora da Agonia, ali mesmo anualmente pela semana de 20 de Agosto, feriado municipal. 




É só aproveitar!!




terça-feira, 10 de março de 2015

Amesterdão



Amesterdão é um daqueles locais a visitar – obrigatoriamente!!!





É uma pequena cidade, onde tudo está ali perto: cultura, vida nocturna, um passeio pelos canais, um passeio de bicicleta, uma visita pelos mercados e feiras, ou simplesmente admirar a sua beleza...


A diversidade é fantástica, a segurança é algo que se sente e se respira. 


O transito rodoviário é praticamente inexistente, a mobilidade faz-se de bicicleta ou através dos seus excelentes meios de transporte.





Os museus estão a cada esquina e visitá-los é simplesmente indispensável: Rijksmuseum, o Hermitage Amsterdam, o Museu Van Gogh, a Casa de Anne Frank, o museu Casa de Rembrandt, o Museu de Ciência Viva Nemo e ainda uma séria de outros, como o Museu das Tulipas, o Museu dos Queijos, ou mesmo o Museu Erótico ou o Museu das Torturas.


É uma cidade muito interessante, e extremamente visitada, pelo que é preciso ter em atenção que os espaços culturais mais concorridos podem ter filas de mais de 3 horas, pelo que comprar os bilhetes com antecedência é fundamental!



A pensar nos turistas, existem várias opções ao nível dos cartões de visita como o Amsterdam HollandPass ou o I amsterdam card, com estes cartões durante um período de tempo definido e por um determinado valor, pode aceder gratuitamente aos transportes publicos que circulam dentro da cidade, as entradas em determinados locais são gratuitas ou têm um desconto muito significativo (inclui a maior parte dos Museus), além de que há descontos também consideráveis em restaurantes e itinerários específicos, assim como, pode dar direito a um passeio de barco pelos canais. As informações sobre estes serviços estão disponíveis on-line, podendo adquirir estes cartões por essa via, ou então, directamente no Aeroporto de Schiphol assim que aterrar!... ou ainda em diversos locais na cidade. Compensa realmente dispor de um destes cartões, feitas as contas no final da viagem, a poupança é considerável.


Amesterdão é uma cidade que vale a pena visitar pelo seu encanto e charme! Aproveitar um voo low-cost, um hotel simpático e fazer um fim de semana diferente é uma opção muito interessante... mas vai deixar saudades e vai dar vontade de voltar!